Chegou.. é hoje! A Final do Campeonato da Europa de Futsal Feminino Universitário! De manhã sentíamos a ansiedade, pois aquilo por que tanto trabalhámos podia estar a poucas horas de acontecer. Fomos cedo tomar o pequeno-almoço, onde mais uma vez se notava aquele nervoso miudinho, normal num dia como este. Não fugindo muito à regra, assim que terminámos a nossa refeição, fomos ocupar a nossa sala de aula onde nos habituámos a preparar os jogos, dadas as condições que esta oferecia. Uma sessão de Scouting à equipa adversária foi realizada, analisando as suas posturas tácticas e modo de jogar. Uma equipa difícil, mas que possuía alguns pormenores que podem ser entendidos como suas fraquezas. Com os níveis de garra e raça levantados após o discurso do nosso Head Coach fomos então para a cantina ZIP para ganhar forças para o embate nocturno. A tarde foi passada no Quartel-General em preparos clínicos e em momentos de descontracção para aliviar o nervosismos, que tinha desde manhã se tornado maior. A equipa técnica teve ainda tempo para, a seguir ao almoço, tirar um cochilo. Uma sesta que veio nos colocar a cabeça fresca e prontos para dar força às nossas guerreiras.
Ao jantar, surgiram novamente as restrições alimentares por parte do Tiago Rosa, compreensíveis numa refeição pré-jogo, em que mais uma vez fomos solidários, fomos família e comemos apenas o que as nossas meninas podiam comer.
O percurso para o Sports Arena, foi feito em silêncio, onde cada um de nós se concentrava e preparava mentalmente para uma final europeia. Ao chegar ao pavilhão, a demora para nos darem a chave do nosso balneário, e a aproximação da hora do jogo colocava-nos numa maior ansiedade, pois cada vez mais teríamos um menor tempo de aquecimento. Ao entrarem no balneário as meninas encontraram na parede uma mensagem especial feita pela equipa técnica, com o percurso desta temporada até ao culminar deste jogo, uma palavra que definia cada uma delas, e as 4 palavras que definem esta equipa – ORGANIZAÇÃO, CONFIANÇA, SOLIDARIEADADE, EFICÁCIA.
Eram 20h30 em Tampere, Finlândia, 18h30 em Portugal, quando foi dado o Pontapé de saída da final. Um jogo muito difícil, equilibrado, mas onde a UBI demonstrou superioridade, mas também uma tremenda falta se sorte, com inúmeras bolas no poste e na barra, e algumas falhas de finalização, em momentos em que podíamos ter “matado” o jogo. O ambiente estava infernal, típico de uma final, com as polacas a ter uma enorme claque do seu país, fruto das outras 4 equipas deste país na competição. Mas as equipas portuguesas (U. Minho e AAC) também foram solidárias, e mostraram o seu apoio, abafando por alguns momentos a mega claque polaca. No final do tempo regulamentar, o marcador apontava empate a uma bola, sendo necessário recorrer ao prolongamento para desempatar a partida. No momento em que a confiança da nossa equipa mais crescia sofremos um golo, mas nem por isso baixámos os braços, pois tínhamos equipa e espírito para dar a volta por cima. Nem quando, já a jogar com guarda-redes avançado, sofremos um terceiro golo, desistimos, lutando sempre com garra, raça e vontade para recuperar o resultado. Mas o tempo passava e a bola teimava em não entrar, tal era o seu amor pelos postes e barra da baliza polaca.
E ao som da buzina, o sentimento bateu... tínhamos perdido a final. As lágrimas tomaram conta dos rostos, o cansaço fez-nos cair ao chão e os festejos polacos realçavam a nossa revolta interior, pois com tudo o que foi alcançado esta época, com todo o trabalho de preparação pré-torneio, com esforço, dedicação, com toda a nossa prestação no torneio e com a qualidade no jogo sentíamos que merecíamos ter ganho. Mas levantámos a cabeça, pois tínhamos alcançado a final do Campeonato da Europa, e com a qualidade do nosso futsal, com a nossa simpatia e boa-disposição tínhamos conquistado a Europa! Todos nos aplaudiam, todos queriam estar perto de nós e confortar, todos nos diziam que erámos a melhor delegação no campeonato. Fomos então receber os nossos troféus, com a honrosa medalha de prata a pintar no nosso peito. Num momento em que a nossa Cátia Morgado recebeu ainda mais 3 troféus: melhor marcadora do torneio, jogadora da dream team do torneio, e melhor jogadora do campeonato! Parabéns Cátia, mereces!! Ficámos com pena, pois por apenas um ponto não ganhámos a taça Fair-Play, que tanto queríamos oferecer à Universidade! Num formato de critérios de atribuição injusto que nos prejudicou, numa classificação para o troféu que sempre liderámos, sendo ultrapassados pela equipa Suíça no nosso último jogo. Os elementos da organização, em especial o ex-seleccionador polaco de Futsal, deu-nos fortes palavras de incentivo e reconheceu a nossa qualidade. Um momento em que assumiu que o nosso treinador, Arménio Coelho era um grande treinador e que certamente ouviria falar dele em palcos internacionais, tal era a qualidade do futsal praticado pela equipa Ubiana. Tempo ainda para nos lançar desde já o convite para o próximo campeonato europeu, independente dos resultados alcançados, pois afirmam que trazemos mais espectáculo à competição. A ver vamos o futuro..
No regresso a casa, o silêncio pairava no ar, enxugavam-se as últimas lágrimas, e liam-se e ouviam-se as mensagens de conforto que chegavam de Portugal. Como a fome era muita, e precisávamos de afogar as mágoas, fomos então à Pizzaria, para num momento em família ultrapassarmos este difícil momento. Mas é nestes campeonatos Internacionais, no desporto, que se sente a solidariedade entre nações, e à entrada da pizzaria, estavam a comitiva francesa. Um momento em que nos fizeram um corredor, e aplaudiram numa grande ovação na nossa entrada, com gritos de “TEAM BEIRA! TEAM BEIRA!..”. Sentimos realmente que somos a equipa mais acarinhada deste campeonato.
A cátia foi a figura mais requisitada da nossa equipa, com os fãs pelas ruas a gritarem "Number 8 - Cátia Morgado!" e a quererem tirar fotos com a melhor jogadora do campeonato!!
A cátia foi a figura mais requisitada da nossa equipa, com os fãs pelas ruas a gritarem "Number 8 - Cátia Morgado!" e a quererem tirar fotos com a melhor jogadora do campeonato!!
No regresso a casa, o cansaço era notado, num dia muito esgotante. Mas a nossa participação ainda não acabou, ainda temos mais uma missão. Amanhã estaremos no pavilhão a torcer pela U. Minho, onde luta por mais uma medalha para Portugal, e vamos mostrar à Europa a força e amizade que se vive em Portugal!
Obrigado, do fundo do coração, por todas as mensagens que nos fizeram chegar! Antes e depois do jogo! Foram Fantásticos!!
Diogo Azevedo
1 comentário:
Queria deixar a minha palavra de agradecimento pela fantastica representação do futsal feminino em Portugal e felicitar-vos por tudo o que conseguiram em Tampere.
Não são só os resultados que fazem as vitórias, são os comportamentos, as vivências e as dinâmicas únicas que vos tornaram rainhas do campeonato! MUITOS PARABÉNS!!
São o orgulho da Universidade da Beira Interior e de Portugal =) Parabéns a toda a EQUIPA, desde jogadoras a todos os elementos da equipa técnica que permitiram que tudo isso fosse possivel!
Voces foram, sem dúvida nenhuma, a equipa CAMPEÃ
Enviar um comentário