Hoje acordámos com um céu triste, enublado e chuvoso, mas nem por isso o nosso espírito entristeceu. Acordámos com grande vontade de entrar novamente em campo e seguir para a fase seguinte! Eram 09h00 quando voltámos a fazer o percurso até ao local da alimentação, onde mais uma vez ficou decidido em tomar-se um pequeno-almoço reforçado, visto que não almoçaríamos até depois do jogo. Uma vez que estava a chover, não podemos fazer o planeado, que seria sentar num momento de descontracção no campus da universidade. Resolvemos, após saber que o jogo entre as equipas masculinas da U. Minho e da AAC, estava já a decorrer, e com streaming live através da internet, procurar um sítio onde o pudéssemos assistir. A organização acabou por nos dispensar uma sala de aula que possuía projector, e seria o local ideal para assistir a este dérbi português! Infelizmente sentimos algumas dificuldades técnicas que não nos permitiu visionar o stream nas melhores condições. Às 11h00 regressámos ao alojamento para preparar o jogo, e preparar as nossas desportistas através do departamento clínico. Às 13h00 estávamos então na paragem à espera do nosso autocarro de jogo, que já trazia a comitiva Suíça.
Ao chegar ao Tampere Exbition Sports Center (TESC), local do encontro, foi-nos informado pelas nossas guias que não deveríamos sair do autocarro, pois o nosso jogo não iria se realizar ali. Ao espreitar pela janela do autocarro, reparei que a entrada tinha muita concentração policial, com carros patrulha e agentes da autoridade Finlandeses. Pensei o pior, confesso, mas rapidamente me informei junto da organização o porquê de tanto alarido. Foi-me dito que o aparato policial devia-se a confrontos realizados entre a equipa Russa e a equipa da Geórgia. Segundo que apurei, os confrontos iniciaram-se devido a conflitos históricos e culturais, iniciados por um dos jogadores Russos junto do banco Georgiano ao marcar o penálti que lhes deu a vitória. O peso da derrota sofrida, assim como a acto de discriminação por parte do jogador russo, impulsionou a rivalidade existente e deu resultado a um acto de pancadaria por todo o pavilhão, envolvendo inúmeros participantes. Um acto feio, cobarde e desnecessário que veio manchar o excelente torneio que se desenrola em terras nórdicas. Mas esta não foi a razão pela qual o nosso jogo não poderia se realizar no TESC. A explicação foi pelo mau estado do piso do campo nº3 do recinto, onde iríamos defrontar a Suíça. O tempo de chuva e a humidade que se fez sentir veio provocar um levantamento do tapete instalado à uns dias atrás, provocando bolhas no recinto de jogo, impossibilitando a prática de Futsal. Após confirmar o estado do terreno de jogo, fui forçado a aceitar as condições impostas. Foi-me então informado que o jogo se iria realizar no campo de treinos das equipas femininas, situado no pavilhão junto à Universidade.
Após um atraso considerável, o jogo entre a UBI e equipa campeã nacional da Suíça, Zurich, teve início às 15h15 locais (13h15 em Portugal). Um jogo em que a UBI saiu vitoriosa por 3-1, ganhando acesso à meia-final da competição! Para mais pormenores do jogo, consulta o relatório do jogo feito pelo mister João Lino.
Ao final do jogo, regressámos ao alojamento, onde tivemos tempo para repousar, actualizarmos do que se passa no nosso país, e fazer tratamentos com o departamento clínico, uma vez que a equipa Suíça realizou um jogo muito duro para as nossas desportistas.
Ao final do dia, mantemos o profissionalismo e dedicação e estivemos a observar os vídeos do jogo de hoje, analisando as nossas posturas tácticas e técnicas e analisando algumas situações importantes. Ao final do dia, soubemos que a nossa adversária para a meia-final, seria a actual campeã da europa, e ex-campeã nacional – a AAC. Um jogo que se assume difícil mas sentimos que temos todas as condições para ultrapassar e atingir a final do Campeonato da Europa!
Amanhã consultem o diário do europeu do dia 8, para saberem tudo sobre este dérbi!
Força UBI! Força Portugal!
Diogo Azevedo
1 comentário:
Bela foto! :)
Força UBI!!!
Enviar um comentário